O segundo ciclo de oficinas de canto a vozes, no âmbito do projeto municipal “Vozes da Terra”, vai decorrer nos meses de novembro e dezembro, nas freguesias de Rossas, Chave, Urrô, São Miguel do Mato, Santa Eulália e na União de Freguesias de Canelas e Espiunca.
A primeira oficina decorre já este domingo, 8 de novembro, pelas 15h00, no Centro Cultural de Rossas, e será dinamizada pelo grupo “Vozes do Campo”, oriundo daquela freguesia, e pelo Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses.
A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade, sendo obrigatória a inscrição até 7 de novembro através do endereço eletrónico museu.municipal@cm-arouca.pt ou do número de telefone 256 940 250.
As oficinas de canto a vozes integram o projeto municipal “Vozes da Terra”, que pretende valorizar, salvaguardar e transmitir às novas gerações uma das mais singulares expressões do património cultural do concelho: o Canto a Vozes de Mulheres, localmente conhecido como “Botar Cantas”.
Com estas oficinas, o município pretende revitalizar esta tradição musical, incentivando o aparecimento de novos praticantes e contribuindo para a preservação de exemplares valiosos do Cancioneiro de Arouca. Pretende, igualmente, reconhecer e valorizar o papel dos praticantes locais enquanto guardiões deste património, promovendo a sua participação ativa nos processos de salvaguarda e transmissão cultural.
“Continuamos a trabalhar na preservação da identidade cultural local e na valorização das pessoas que mantêm vivo o canto popular polifónico feminino. Estas oficinas representam uma nova oportunidade de encontro e partilha de saberes, em que cada participante contribui para a continuidade de um património que distingue Arouca. Constituem também um contributo importante para reforçar a candidatura do canto a vozes a Património Cultural Imaterial da Humanidade, que se encontra em preparação”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
Calendarização
- 8 de novembro (domingo), 15h00, Centro Cultural de Rossas
- 14 de novembro (sábado), 15h00, edifício da Junta de Freguesia de Chave
- 15 de novembro (domingo), 15h00, edifício da Junta de Freguesia de Urrô
- 5 de dezembro (sábado), 15h00, na escola primária de Mosteirô, São Miguel do Mato
- 12 de dezembro (sábado), 15h00, em Santa Maria do Monte, Santa Eulália
- 13 de dezembro (domingo), 15h00, Casa da Sobreira, União de Freguesias de Canelas e Espiunca
O projeto municipal “Vozes da Terra” é apoiado pelo Programa NORTE 2030, no âmbito do Portugal 2030, com cofinanciamento da União Europeia através do FEDER.














