Atividades na Rede de Bibliotecas de Arouca

Hora do Conto
A Biblioteca Municipal de Arouca oferece programação regular de sessões de leitura em voz alta, dirigidas especialmente a crianças dos 3 aos 10 anos, abrangendo o ensino básico e o pré-escolar. São realizadas ao longo do ano, em dias e horas marcadas para o efeito e mediante inscrição prévia.
Dependendo dos destinatários e da natureza da obra, na “Hora do Conto”, são utilizadas várias técnicas de leitura, podendo haver leitura em voz alta, recitação, dramatização ou até uma pequena teatralização.
Bebeteca
Este projeto tem como objetivos principais formar, mediar e sensibilizar os pais e encarregados de educação para a importância da leitura em idade precoce, como estratégia de desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor.
Para atingir esses objetivos, a Biblioteca Municipal disponibiliza para consulta e empréstimo domiciliário fundo documental adequado aos bebés e dinamiza mensalmente, no último sábado de cada mês, sessões de leitura em voz alta para bebés (dos 6 aos 36 meses), dinamizadas pelas técnicas da Biblioteca Municipal.
Nestas sessões de leitura em voz alta, a equipa da Biblioteca Municipal explora com os bebés os cenários elaborados para o efeito, apelando à descoberta pelos sentidos, desenvolvendo, progressivamente, hábitos, rotinas e regras que lhes transmitem segurança e que os iniciam ao prazer da leitura.
Desta forma, os bebés vão conhecendo o mundo que os rodeia, desenvolvendo capacidades e ganhando competências através dos livros e das histórias, num ambiente familiar, afetivo, controlado e lúdico.
As sessões da Bebeteca são gratuitas, com a participação limitada a um máximo de 10 bebés, acompanhados pelos pais. A inscrição prévia é obrigatória, no mínimo com uma semana de antecedência, sujeita a confirmação pelos serviços da Biblioteca Municipal.
Crescer a Ler
O projeto “Crescer a Ler” dá continuidade ao anterior projeto “O meu brinquedo é um livro”, ao qual a Câmara Municipal se associou, desde 2005. Os objetivos deste projeto são cultivar o gosto pelo livro, promover o gosto pela leitura em contexto familiar e proporcionar momentos de encontro e de afeto entre pais e filhos.
É organizado em comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, e consiste essencialmente na oferta de um Kit de Leitura, constituído por um livro e uma mochila, aos bebés arouquenses até 1 ano de idade. Os bebés, além de receberem o Kit de leitura, são convidados a assistir a uma sessão de leitura especial, no âmbito da Bebeteca.
Arouca a Ler Mais
Este projeto teve início em 2008, tendo como principais objetivos promover o gosto pela leitura em escolas e instituições sociais de todo o concelho, com o apoio de vários leitores voluntários, convidados pela Biblioteca Municipal.
O “Arouca a Ler mais” decorreu intensivamente em 2008 e 2009 e consistiu, essencialmente, na dinamização de sessões de leitura nas escolas e instituições participantes, com recurso a leitores internos (da própria escola e/ou instituição, externos (convidados pelas escolas e instituições) e da Bolsa de Leitores Voluntários gerida pela Biblioteca Municipal.
Desde 2010 que o projeto “Arouca a Ler mais” se centra temporalmente nos meses de março, abril e maio, colaborando com as instituições, escolas e bibliotecas escolares na comemoração da Semana da Leitura, do Dia Mundial da Poesia, do Dia Internacional do Livro Infantil e do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, através da realização de diversas atividades conjuntas: horas do conto especiais, encontros com escritores, apresentações de livros, exposições de ilustração, estendais poéticos concelhios, emissão de poemas na rádio local, estafetas de leitura, workshops e ateliês diversos, atividades de escrita criativa, etc.
Às quintas, eu CONTO!
“Às quintas, eu CONTO!” é uma atividade quinzenal, iniciada pelo Departamento do 1.º Ciclo e dinamizada, desde o ano letivo 2021/2022, pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Arouca, destinada a alunos do 1.º ciclo, tem como objetivo promover o gosto e o prazer em ouvir ler obras de Educação Literária.
As sessões são transmitidas online pelo professor bibliotecário, a partir de uma biblioteca ou de outro local, contando sempre com a participação de um convidado surpresa.
Semana da Leitura
A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Foi pensada e criada para celebrar e incentivar o prazer de ler, com numerosas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, nas bibliotecas públicas/ municipais e em outros espaços que se associem à iniciativa.
Ocorrendo, por norma, no mês de março, e as bibliotecas escolares e a Biblioteca Municipal de Arouca, associam-se à iniciativa, comemorando a Semana da Leitura de forma festiva com diversas atividades e iniciativas de promoção do livro e de animação de leitura.
Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE). Um pouco por todo o planeta as bibliotecas escolares celebram com inúmeras iniciativas, tornando-se este mês uma oportunidade por excelência para demonstraram todo o trabalho que desenvolvem e fazendo passar a importante mensagem de que não são apenas mais um serviço, mas sim um centro nevrálgico vital no dia a dia das escolas.
Também em Arouca as bibliotecas escolares não deixam escapar esta oportunidade para comemorar a leitura, associando-se às celebrações do MIBE, durante todo o mês de outubro. Durante este mês, são diversas as iniciativas e ações que promovem e dinamizam junto da comunidade educativa.
“Truz, Truz – Leituras ao domicílio”
Projeto de promoção da leitura, organizado pela Biblioteca Municipal de Arouca, em articulação com a Serviços Sociais do Município de Arouca. Tem como público-alvo a população idosa em situação de vulnerabilidade, carência económica, dificuldade de mobilidade e risco de isolamento social, assentando em visitas ao domicílio aos idosos sinalizados pelos Serviços Sociais. As visitas são feitas por técnicos, colaboradores e/ou voluntários da Biblioteca Municipal e incidem na leitura de livros, jornais, revistas ou outras fontes literárias, ao gosto dos idosos. Estas leituras servem de mote ao diálogo, à interação, à sociabilização, à partilha de histórias de vida, ou simplesmente, ao estímulo cognitivo para prevenção e/ou retardamento de doenças do foro mental e ao combate à solidão e à exclusão social.
Concurso Interconcelhio de Leitura (ConcIL)
O concurso é organizado pelas bibliotecas escolares e pelas bibliotecas municipais dos concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra e decorre em três fases: escolar, concelhia e final. Podem concorrer os alunos dos 3 ciclos do ensino básico e do secundário.
O objetivo principal do concurso é estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.
Foi criado na sequência da extinção do Concurso Nacional de Leitura (CNL) em 2023, tendo sido realizado pela primeira vez, em 2024.
10 minutos a ler
Projeto lançado pelo Plano Nacional de Leitura, visa contribuir para a promoção do gosto de ler, indispensável ao desenvolvimento de hábitos de leitura e à formação de leitores mais competentes.
Desenvolve-se no Agrupamento de Escolas de Escariz em todas as turmas dos segundo, terceiro e quarto anos do 1.º Ciclo, envolvendo os alunos e os professores titulares. As crianças têm à sua disposição uma caixa de livros para leitura autónoma diária, em sala de aula, ao longo de 10 minutos.
Ases na leitura e escrita
Projeto dinamizado no âmbito da Oferta Complementar do 1.º Ciclo, no Agrupamento de Escolas de Escariz, ao longo de todo o ano letivo. Tem como objetivo principal o despertar nos alunos o prazer e o hábito de ler.
Na convicção de que a leitura gera espaço para novos trilhos do saber e da aprendizagem, são dinamizados momentos nas bibliotecas escolares do Agrupamento e noutros espaços, no caso do Polo Escolar de Mansores, privilegiando-se a audição, o conto, a dramatização e a leitura de histórias.

